top of page

Conheça o conceito de Nutrição de Precisão na prática clínica

Atualizado: 1 de jan. de 2022


Você já ouviu falar sobre a Nutrição de Precisão? Ganhando cada vez mais espaço na literatura científica, é uma abordagem análoga da Iniciativa da Medicina de Precisão, que foi criada em 2015 e tem como objetivo estratégias de prevenção e tratamento levando em consideração a individualização das características de cada pessoa, incluindo o histórico genético, a composição do microbioma, o perfil metabólico, o histórico de saúde, o estilo de vida e o padrão alimentar.


Neste contexto, a Nutrição de Precisão é uma parte importante da Medicina de Precisão, auxiliando a estabelecer diretrizes nutricionais para subgrupos específicos em vez de aconselhamento nutricional generalizado. Ela visa prevenir e tratar doenças crônicas e suas comorbidades a partir de intervenções e prescrições nutricionais individualizadas, levando em consideração tanto as ciências “ômicas” como a genômica, nutrigenômica e metabolômica, além do perfil da microbiota intestinal, somadas aos hábitos alimentares, comportamento alimentar, atividade física e até a gastronomia. Ou seja, não se anula a nutrição clássica, mas somam-se a ela as novas ciências e tecnologias, fazendo com que o nutricionista tenha uma conduta mais assertiva.

Ciências ômicas


Para entender melhor o papel das ciências “ômicas” neste novo campo da nutrição, quando pensamos na área da genômica, nutrigenômica e epigenética, os avanços científicos estão contribuindo para uma melhor compreensão das variáveis genéticas e epigenéticas, bem como dos padrões de expressão gênica no desenvolvimento de diversas doenças crônicas.


Há ainda uma busca intensa de biomarcadores genéticos e epigenéticos para prever o risco de desenvolver essas doenças, de forma a personalizar a sua prevenção e seu tratamento de forma individualizada. Há ainda a epigenética nutricional, que aprofunda os estudos do impacto da alimentação, nutrientes e compostos bioativos na modulação gênica.


A metabolômica é uma ciência que usa a tecnologia visando caracterizar bioquimicamente um metaboloma, ou seja, a composição de todos os metabólitos presentes no corpo, e suas alterações em relação a fatores genéticos, ambientais, medicamentosos ou alimentares. Sabe-se que as características metabólicas geram diferenças individuais em relação às necessidades nutricionais e resposta à dieta.


Esta ciência é uma ferramenta fundamental na Nutrição de Precisão para investigar o efeito dos alimentos na saúde do indivíduo, ao identificar biomarcadores derivados de alimentos, variabilidade interindividual no metabolismo dos mesmos alimentos nos estados de saúde e doença.


Quanto à microbiota intestinal, o seu perfil está se tornando uma prioridade nas intervenções nutricionais, e o impacto de fatores dietéticos específicos na diversidade ecológica do intestino é alvo de muitos estudos. O desenvolvimento de intervenções nutricionais de forma individualizada está focalizado na otimização da composição microbiana intestinal, tanto em riqueza quanto em diversidade, e evidências emergentes sugerem que sua composição e diversidade podem ser moduladas pela dieta e genética do indivíduo, devendo o perfil da microbiota intestinal ser incluído como um recurso essencial da Nutrição de Precisão.


Embora sendo um campo novo, já há diversos artigos demonstrando seu potencial em doenças, como o diabetes tipo 2 (WANG E WU, 2018), a síndrome metabólica (TORO-MARTÍN et al, 2017) e a obesidade (HEIANZA; QI, 2017). A Nutrição da Precisão vem revolucionar o conhecimento, desse modo, abrindo caminho para o desenho de estratégias inovadoras quanto à prevenção e ao tratamento de doenças e com uma prescrição cada vez mais individualizada e efetiva.


REFERÊNCIAS


CASTRO, R.; BRUNO, L. Alvos Genéticos e Epigenéticos: Estratégias Nutricionais Eficientes. São Paulo. Editora Polo Books, 2017.

WANG, D.D.; HU, F.B. Precision nutrition for prevention and management of type 2 diabetes. Lancet Diabetes Endocrinology, v. 6, n. 5, p. 416-426, 2018.

NEWGARD, C. B. Metabolomics and Metabolic Diseases: Where do we stand? Cell Metabolism, v. 25, n. 1, p. 43-56, 2017.

TEBANI, A.; BEKRI, S. Paving the Way to Precision Nutrition Through Metabolomics. Frontiers in Nutrition, v. 6, p. 41, 2019.

CORELLA, D.; ORDOVÁS, J.M. The role of omics in precision nutrition: strengths and weaknesses. Nutricion Hospitalaria, v. 35, n.4, p.10-18, 2018.

TORO-MARTÍN, J. et al. Precision Nutrition: A Review of Personalized Nutritional Approaches for the Prevention and Management of Metabolic Syndrome. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 913, 2017.

HEIANZA, Y.; QI, L. Gene-Diet Interaction and Precision Nutrition in Obesity. International Journal of Molecular Sciences, v. 18, n.4, p.787, 2017.

Comments


bottom of page